sexta-feira, 18 de março de 2011

Inclusão social

Inclusão um grande passo para cidadania
Escola Frei Serafim do Amparo vem desenvolvendo políticas públicas na formação de uma sociedade que respeite as diferenças.

Está sendo realizado na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo em vitória da conquista o projeto “inclusão escolar: vamos escrever essa história, o projeto teve início no dia 14 de março e tem previsão para encerrar no dia 24 de marco do ano em curso. Esse projeto é uma iniciativa da sala de recursos multifuncionais da referida escola.
Segundo a professora Dilma do Carmo Brito, responsável pela sala, esse projeto tem como objeto sensibilizar alunos, pais, professores e demais profissionais da escola para que possam respeitar e conviver com os alunos com necessidades educacionais especiais visto que a escola tem recebido e atende um número considerável de alunos especiais. O trabalho de atendimento educacional especializado que de acordo com o MEC “tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas
necessidades especiais terá inicio após a conclusão do projeto, afirma Dilma. Para a professora, a inclusão só se efetivará com a participação de todo o coletivo da escola, pois essa causa é de responsabilidade coletiva.
alunos participando do projeto
Figura 1- alunos participando do projeto.
O projeto está estruturado de maneira que possa atender a todas as turmas da escola nos turnos matutinos, vespertino e noturno contemplando a educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e finais e as turmas da EJA. Para tanto foram selecionados vídeos e atividades práticas para abordar a temática do projeto. As turmas que já participaram da atividade se mostraram receptivas à causa da inclusão e acredito que esse trabalho conseguiu sensibilizar os participantes para o respeito e convivência com o diferente, afirma Dilma. 

3 comentários:

  1. Olá colega, muito interessante este trabalho. Acredito que a questão da inclusão deva ser tirada do papel e colocada em prrática, assim como vcs estão fazendo. bjs

    ResponderExcluir
  2. Elizabeth,

    Conheço de perto o trabalho de inclusão da rede municipal. Conheço mais de perto ainda o trabalho de Dilma:comprometida, instingante, inquieta, utópica (não desiste dos sonhos) e defensora de uma educação pública de qualidade.
    Tenho certeza que a inquietude freireana a fez mover-se para frente. Parabéns a toda a escola Frei Serafim, escola que tem feito diferença na rede municipal, e um grande beijo a Dilma. Que Deus abençõe a todos vocês.

    Lenira

    ResponderExcluir
  3. Inclusão social é um tema muito importante para ser trabalhado... Achei interessante a preocupação da escola em conscientizar os alunos sobre esta problemática.

    ResponderExcluir